quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Seguros obrigatórios de veículos para Chile, Peru, Bolívia e Mercosul


Em qualquer processo de planejamento de viagem tem-se que ficar atento a algumas informações importantes. Nesse post vou falar sobre os famosos seguros obrigatórios para veículos que tanto tem incomodado os viajantes pelos caminhos da América do Sul.
Tratarei do SOAP - Seguro Obrigatório de Acidente Pessoais para os países do Mercosul (Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina), Chile, Bolívia e Peru, motivado por essa viagem de veículo para esses países.

O seguro obrigatório para os países do Mercosul é o conhecido Seguro "Carta Verde". Ele é facilmente adquirido em qualquer seguradora do Brasil, e seu preço varia conforme o número de dias que se contrata. É só contatar seu corretor de seguro, ou ir a uma agência seguradora que eles providenciam o seguro.

Se você vai para a Argentina além de municípios fronteiriços, trate de contratar o Seguro Carta Verde, pois na primeira Gendarmeria que te pararem ele é prontamente exigido. E se não tiver, eles mandam fazer meia volta e não deixam seguir viagem. E já alertando pretensos "espertinhos" que acham que com uma "propininha" conseguirão passar, duas coisas: i) primeiramente temos que acabar, definitivamente, com isso em qualquer parte do mundo, pois se pensamos assim, somos um "propineiro" criminoso, tanto como o "propinado" e; ii) não vai passar.

Para o Chile a coisa é mais fácil. Lá o nome do seguro é o SOAPEX - Seguro Obligatorio de Accidentes Personales para Vehículos Extranjeros e você pode contratar, pagar e imprimir a apólice pela internet.

Tenho uma certa invejazinha do Chile em termos de civilidade.

Eu fiz o seguro em uma companhia seguradora do Chile. Deve ter outras que fazem, mas essa foi muito fácil. É só entrar no site da mesma, ir preenchendo os campos, paga-se com cartão de crédito ou "Pay Pal" e no final imprime-se a apólice ou, se preferir, imprima depois, pois eles enviam, também, pelo email que você indicar. Pelos 10 dias que ficarei no Chile paguei US$ 10,26.


Na Bolívia é melhor ainda. Lá é dispensado o SOAT para veículos estrangeiros que permaneçam no País por até 30 dias. O Decreto Supremo nº 25785, em seu artigo 4º, diz:

"ARTICULO 4. EXENCIONES.- Quedan exentos de contratar el SOAT los siguientes vehículos:
     a) Los con matricula extranjera que ingresen provisoria o temporalmente al país, por un periodo máximo 
         de 30 días."

Viva a Bolívia!

Já no Peru a situação é um pouco mais complicada. Você tem que contratar o SOAT quando você entrar no País. A Companhia La Positiva Seguros nos passou a seguinte informação (copio abaixo):

Respecto a su consulta, le informamos que para poder obtener el SOAT (Seguro Obligatorio de Accidentes de Tránsito) por el tiempo que estarán en nuestro país es importante que al ingresar a la Aduana constaten el tiempo que estarán aquí, en la aduana les brindará un permiso temporal que les permitirá trasladarse hasta la oficina de Positiva más cercana para adquirir el Soat. La cotización y la adquisición del seguro se realizan personalmente en la misma oficina en donde presentarán los siguientes documentos:

  - Fotocopia de la Tarjeta de Propiedad del vehículo
  - Cédula de Identidad (passaporte)
    - Permiso de ingreso que Aduana otorga

Resumindo: você deve fazer a aduana, ir na cidade mais próxima (por exemplo, nós entraremos no Peru por Puno - Juliaca) se dirigir a um escritório de companhias seguradoras, apresentar o documento de entrada no País emitido na Aduana (por isso é pós entrada), o documento do veículo e o documento pessoal (passaporte) e contratar o Seguro.

Relatos de outros viajantes dizem que em cidades imediatas a Aduana no Peru (Tacna por exemplo) há um comércio extorsivo do SOAT, onde é cobrado valores exorbitantes pelo contrato do seguro. Se você for a outra cidade mais adiante (Arequipa por ex.) fica muito mais barato, ou melhor, paga-se o preço correto.

Ah! Alerta um amigo meu viajante das Américas (Paulo Caçola): tenha certeza e exija que em sua apólice de seguro esteja escrito a palavra Perú (grafado de preferência em letras garrafais), pois se não estiver, o primeiro policial que te parar vai exigir o seguro e vai querer ver se o Perú está lá, escrito! Se não estiver, vêm as ameaças: “el vehículo está retenido, no puede avanzar......!!!”

E então, vai querer se incomodar?

Faça o seguro e vá "listo"!

El Rey de La Ruta 40